quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Efeitos em crianças espanholas da visualização de vídeos de touradas

Alguns dos efeitos psicológicos da visualização de touradas em crianças dos 8 aos 12 anos são descritas neste estudo, em que estiveram envolvidos 120 raparigas e 120 rapazes. As crianças eram provenientes de uma camada sócio-económica heterogénea e foram seleccionadas em três escolas públicas ou privadas, do ensino básico, em Madrid - Espanha.

O primeiro estudo utilizou um questionário para examinar as atitudes das crianças relativamente ao toureio, ao  centrar-se na sua aceitação e na sua avaliação cognitiva e emocional do evento.  Fitas de vídeo das touradas com comentários diferentes foram usados, junto com uma bateria de questionários, para
avaliar o impacto emocional desses eventos, bem como o impacto das explicações narrativas sobre a agressão e a ansiedade. A maioria das crianças não foi muito receptiva às touradas no questionário inicial. A exibição de fitas com 'festa' ou diálogos agressivos resultou em mais agressões, expressas mais em meninos do que em meninas. Há também evidências de que a idade teve um efeito significativo, e que algumas crianças pareciam perturbadas pela exposição.

O estudo encontra-se em inglês AQUI.


http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/01/56_914-tourada.jpg

0 comentários:

Enviar um comentário