domingo, 27 de novembro de 2011

Mark Greenberg: Nutrir a Atenção Plena nas Famílias, Escolas e Juventude

Na sequência da iniciativa Contemplação e Educação, do Garrison Institute, realizou-se recentemente um simpósio com algumas das personalidades americanas (investigadores, professores, académicos, ...) que se têm dedicado ao estudo da aplicação da mindfulness (atenção plena) em contexto escolar e familiar.


O Dr. Mark Greenberg, diretor do Prevention Research Center da Universidade Penn State, examina as relações entre as atividades de consciência intrapessoal, como sentar e caminhar, meditação e atividades mindfulness interpessoal, tais como a escuta atenta, a regulação das reações emocionais e a prática da compaixão. Ele ressalta a dimensão ética da atenção plena, que é frequentemente enfatizada. Ele conclui com uma chamada para uma agenda de pesquisa que explore como as atividades de consciência intra e interpessoais e os seus resultados estão relacionados, bem como uma análise dos resultados das atividades de atenção plena em diferentes contextos.





1 comentários:

Enviar um comentário