segunda-feira, 14 de março de 2011

CMIA de Viana do Castelo promove “Hortas Pedagógicas” nas escolas

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo está a promover, em dez escolas do concelho, um projecto que visa a criação de pequenos espaços de cultivo. Assim, e desde início do ano lectivo, o CMIA tem criado “Hortas Pedagógicas” com a ajuda de cerca de novecentos alunos.
Com este projecto, o CMIA pretende dotar a comunidade escolar de conhecimentos teóricos e práticos sobre a agricultura biológica de forma promover a criação de espaços de horta que levem a população escolar a respeitar e valorizar os espaços exteriores das escolas, incutindo o respeito pelo ambiente e passando a desenvolver uma actividade de valorização de resíduos da compostagem.
Este projecto das “Hortas Pedagógicas” é dirigido a todos os graus de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário e, até ao momento, já enriquecem 10 escolas no concelho, estando já a trabalhar nelas cerca de 900 alunos.
O projecto incluiu, numa primeira fase, o levantamento do espaço disponível para cultivo e planeados os esquemas de plantações, ficando definidos a disposição e dimensões da horta e as espécies hortícolas a cultivar. Já durante o segundo período lectivo, foram realizadas sessões de sensibilização abordando os fundamentos da agricultura biológica, assim como as várias técnicas utilizadas na agricultura intensiva e na biológica, sendo focadas as vantagens e desvantagens de cada tipo. Aproveitando a aproximação da chegada da Primavera, os alunos já realizaram as sementeiras, em tabuleiros apropriados para o efeito, e acompanham agora o seu desenvolvimento. Numa terceira fase, realizarão os transplantes para o terreno definitivo e a manutenção da horta.
Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Viana do Castelo

0 comentários:

Enviar um comentário