domingo, 29 de janeiro de 2012

Saber contemplativo

"As escolas contemporâneas enfatizam tanto o saber racional como o sensorial. O racional envolve cálculo, explicação e análise; o sensorial vive de observação e medição. Juntos, estes formam a abordagem racional-empírica que estabeleceu o padrão de conhecimento na maioria das disciplinas. No entanto, outra forma de saber contemplativo - foi reconhecido através da cultura, tempo e disciplinas como essencial para a busca do conhecimento e sabedoria,  permanecendo, no entanto, ausente do currículo e da pedagogia atuais . O conhecimento contemplativo é um elo perdido, que afeta o desempenho do aluno, caráter e profundidade de compreensão."


Hart, T. (2004). Opening the contemplative mind in the classroom. Journal of Transformative Education, 2(3): 28-46.



2 comentários:

Rafael Dias disse...

Era importante que se implementasse o "conhecimento contemplativo", ou a predisposição para um saber contemplativo. Aliás, num mundo em que se valoriza pouco a reflexão, ,meditação, contemplação, seria importante que as novas gerações aprendessem a "parar para pensar". A aumentarem a sua concentração, que segundo estudos, está cada vez mais dispersa (fruto em parte da internet).

Fernando Emídio disse...

Sem dúvida Rafael! As propostas do PAN para a Educação vão nesse sentido.

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