quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Televisão prejudica o desempenho escolar




Uma nova pesquisa, feita pela Universidade de Montreal, Canadá, mostrou as que crianças que passam muito tempo a ver televisão têm mais dificuldades de aprendizagem. Participaram do estudo cerca de 1.300 crianças com idade entre 2 e 4 anos. Os pesquisadores perceberam que as que ficaram muito tempo em frente à televisão aprenderam menos. O rendimento em matemática cai 6%, a participação em sala de aula diminui em 7% e as hipóteses desta criança ser vítima de bullying aumentam em 10%.
“O problema não é a televisão em si, mas o tempo que a criança perde com ela. Elas devem ser estimuladas a fazer outras atividades que exijam mais criatividade e interação”, diz Quézia Bombonato, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Mas proibir a criança de ver televisão não é a melhor solução. Como tudo na vida, é preciso encontrar um equilíbrio. Estipular horários para ver desenhos animados, por exemplo, pode ser um caminho. A Academia Americana de Pediatria afirma que as crianças não devem passar mais do que duas horas diante da televisão.
Menos comunicação
A fala e a audição também podem ser prejudicadas com o excesso de exposição à televisão. É o que mostrou um estudo realizado no Seattle Children's Research Institute, nos Estados Unidos. Tanto as crianças quanto os adultos conversariam menos na presença do som de uma televisão. Os especialistas já sabiam que a exposição televisiva durante a infância está associada com atrasos na fala e no trabalho do cérebro, mas não conheciam a razão. Esta pesquisa é a primeira pista sobre o assunto.
Nela foram analisadas 329 crianças entre 2 meses e 4 anos de idade. Elas usaram, durante dois anos por até 16 horas diárias, um colete especial com gravadores digitais que captavam sua fala, a dos adultos ao seu redor e o som da televisão. E o resultado foi espantoso: a cada hora de televisão assistida, a criança ouvia 770 palavras a menos. Como, segundo o coordenador da pesquisa, Dimitri A Christakis, um adulto fala em média 941 palavras por hora, isso significa que eles quase não falam quando a televisão está ligada. 
Para Christakis, esse resultado pode explicar a associação entre exposição televisiva infantil e o atraso no desenvolvimento da linguagem, atrasos cognitivos e até deficit de atenção, já que a fala é essencial para o desenvolvimento cerebral.

In Revista Crescer

1 comentários:

Greenie disse...

Há qualquer coisa nesta notícia que não bate certo. "(...)Participaram do estudo cerca de 1.300 crianças com idade entre 2 e 4 anos.(...)"
"(...)O rendimento em matemática cai 6%, a participação em sala de aula diminui em 7% (...)"
Pelos vistos, no Canadá, as crianças, apesar de verem muita televisão, são muito precoces. Já têm aulas de Matemática entre os 2 e os 4 anos. E mais, participam nas aulas... pouco, porque vêem muita televisão, mas participam. Fantástico.

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